Quer mudar a cor do cabelo? Esse guia completo vai lhe ajudar

cor do cabelo

Mudar a cor do cabelo, um novo corte ou mudar o visual, ajuda a  alimentar a autoestima, porém, fazer a escolha certa não é uma tarefa fácil e transformações (na maioria das vezes) exigem manutenção regular, além de cuidados extras para que os cabelos permaneçam sempre saudáveis. Saiba o que fazer (e o que não fazer) para dar um novo look aos seus cabelos!

Para acertar na cor do cabelo de forma que combine com você, há uma regrinha que inclui  apenas duas variáveis: cor do cabelo e tom da pele.

 

Cor do cabelo

Castanho: –>combina com loiro claro, loiro ou loiro escuro;
Castanho claro: –>combina com loiro escuro;
Castanho escuro ou preto: –>combina com marrom, chocolate, loiro dourado.

Tons de pele

Peles claras: –> combinam com loiros de qualquer tonalidade;
Peles morenas: –>combinam com marrom, chocolate e avermelhados leves;
Peles negras: –> combinam com marrom claro, marrom escuro e avermelhados leves. Os cabelos pretos precisam de tantos cuidados especiais quanto os loiros, afinal quando não é bem cuidado, acaba ficando com uma aparência de desleixo, pois desbota fácil, puxando para o alaranjado ou avermelhado, além de ficar sem brilho, sem maciez, com aspecto ressecado e espigado, principalmente nas pontas.

 

Cabelos Pretos

Decidir pintar o cabelo de preto deve ser algo bem pensado, pois é uma cor bem difícil de se clarear posteriormente e que, a longo prazo, vai acumulando nos fios, deixando-os com aparência ressecada e favorecendo a quebra. Além disso, deve-se atentar ao tom de pele: pessoas mais claras ou amareladas costumam não ficar muito bem com o cabelo preto.

O brilho é o grande charme dos cabelos pretos, por isso, é fundamental investir em bons produtos, hidratações e fazer banho de brilho para mantê-lo sempre macio e brilhoso!

 

Cabelos Castanhos

O castanho (tanto claro quanto escuro) está sempre em alta. A cor combina tanto para quem tem pele clara e pálida como para quem tem a pele bronzeada. O uso de produtos específicos para a cor garante que eles não fiquem frágeis ou quebradiços.

Os shampoos e condicionadores para cabelos castanhos intensificam e realçam a cor, tanto dos cabelos coloridos como dos naturais. Aliás, o cabelo castanho tingido desbota ainda mais rápido que o loiro, por isso, os cremes com proteção solar, que criam uma camada protetora nos fios e garantem a duração da cor devem ser utilizados sempre! Aplicação de silicone é um dos cuidados com cabelos castanhos que ajuda a fechar as escamas dos fios e deixar as madeixas com um aspecto mais uniforme e brilhante. Use nos cabelos secos ou levemente úmidos.

O cabelo castanho tem várias nuances: mel, chocolate, canela, cappuccino, marrom e avermelhadas.

 

Cabelos Loiros

Toda loira sabe que manter os cabelos bonitos, brilhosos e saudáveis dá trabalho, custa caro e exige tempo. Os cuidados diários passam, obrigatoriamente, por produtos que tenham a finalidade específica de tratar os fios, fechar as cutículas e nutrir os cabelos.

Os shampoos, condicionadores e finalizadores devem ser específicos para cabelos loiros. É importante optar por shampoos que não contenham sal e que sejam hidratantes. Além disso, para não correr o risco de ficar com os fios amarelos ou alaranjados é indicado o uso semanal de um shampoo desamarelador e sempre que possível usar um tonalizante.

Como as descolorações removem os pigmentos naturais e abrem as escamas da fibra capilar, elas ressecam os fios e é indispensável usar hidratações forte para recuperar os fios e  assim devolver o brilho, a maciez e o balanço. Essas hidratações, que devem ser semanais, precisam conter ativos que hidratem profundamente e que recuperem a força dos fios, por isso procurar produtos que contenham substancias emolientes para devolver maleabilidade aos fios é importante.

Repor a queratina é importantíssimo para quem descolore os fios, isso porque a ela devolve a elasticidade evitando a quebra. Se você usa secador ou chapinha, jamais esqueça dos termo protetores. Os termo protetores criam uma camada protetora que , além de proteger o cabelo da agressão do secador e da chapinha, ressaltam a luminosidade dos fios aumentando o brilho.

O uso do filtro solar capilar, ou de shampoos e condicionadores que tenham fator de proteção solar, é muito importante para a manutenção do louro e deve ser usado diariamente, principalmente para quem mora em lugares mais quentes.

 

Cabelos Vermelhos

Lindo em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno, o cabelo vermelho nunca cai no desuso ou sai de moda. O cabelo tingido de vermelho desbota muito por ser uma pigmentação mais difícil de aderir ao fio. O ideal é retocar a cor em períodos menores das primeiras vezes, ajudando na fixação da tintura. Após os dois primeiros meses, o retoque pode ser feito a cada trinta dias.

O cabelo ruivo fica facilmente sem vida e opaco, para reverter esse processo, a solução é uma reestruturação capilar que vai selar as cutículas, impedindo que o cabelo fique poroso e desbote a tinta com mais facilidade.

Para o cabelo não desbotar ou ficar com aquela aparência de “água de salsichas” ou “queimada” por conta dos raios solares, a dica é lavar os cabelos com água mineral e, depois, aplicar um produto específico para exposição solar.

Os shampoos e condicionadores antioxidantes são aqueles específicos para cabelos tingidos e usá-los garante que a cor dure por mais tempo. Também é importante usar um produto específico para o seu tipo de cabelo e de acordo com o que ele necessita, pois assim você mantém o fio tratado, brilhante e sedoso, em vez de pesado e opaco.

Uma dica para que a cor dure mais é passar um tonalizante da mesma cor ou de uma cor próxima à tintura. Isso também faz com que a cor dure por mais tempo e o cabelo mantenha o brilho.

 

Como cuidar dos cabelos tingidos?

Quando a tintura, é aplicada sobre os cabelos, é necessário entender que será preciso dedicar tempo extra para fazer a manutenção da cor, assim como determinados tratamentos para evitar danos. Uma coloração de qualidade não prejudicará os fios, porém algumas mulheres acabam comprando produtos baratos que possuem menos pigmentos.
Além de hidratações periódicas (nesse caso semanais), a nova rotina inclui shampoo, condicionador e leave-in especiais para cabelos coloridos. Como esses produtos ajudam a manter as cutículas fechadas, protegem contra danos externos que podem torná-los mais frágeis e porosos.

Quando a estrutura do fio está aberta, a chance da cor desbotar e precisar de retoque é muito maior, e a reaplicação excessiva da tintura diminui a durabilidade do tom escolhido, o que pode tornar inevitável os danos causados à estrutura do fio. Os tons de loiros extremamente claros precisam de mais proteção ainda (principalmente quando expostos à praia ou piscina), pois a cor pode se alterar, deixando um aspecto esverdeado.

Resumindo, se você quer mudar as cores do seu cabelo, tenha em mente que você gastará mais tempo e dinheiro com o cabelo, mas todas nós sabemos que para ficar ainda mais linda, não existem esforços grandes demais!

E você, gostaria de mudar a cor do seu cabelo?

1 ideia sobre “Quer mudar a cor do cabelo? Esse guia completo vai lhe ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *