Luzes e afins. Tudo sobre como iluminar seu cabelo

Luzes

Toda mulher já pensou ou pensará em ficar loira, seja com ombré hair, luzes, mechas, californianas, balaiagem.

O almejado tom realça a beleza feminina e chama muito a atenção, porém manter um cabelo claro e saudável exige trabalho, tempo e dinheiro. O processo de descolorir é muito agressivo:  as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura, por isso, as mechas merecem cuidados redobrados.

 

Descoloração

Há vários tipos de descolorantes no mercado. As descolorações em pó nunca saem de moda, mas agora possuem ingredientes especiais (e ás vezes refinados) para evitar que os cabelos sofram danos maiores. Há também descolorações em cremes e óleos, inclusive shampoos, que são as melhores escolhas para manter os cabelos em boas condições.

Antes de fazer luzes, pesquise e veja bem com seu cabeleireiro qual descolorante é mais adequado para os seus cabelos a fim de evitar que eles fiquem danificados e quebradiços.

Luzes

Luzes é uma técnica usada para clarear e iluminar os cabelos. As luzes são mechas bem finas, que podem ser feitas por todo o cabelo ou distribuídas em pequenas partes. Os tons claros dão uma aparência queimada de sol e devem ser feitos em cabelos mais claros. Metade dos fios são descoloridos neste processo, o que produz singelas mechas que se misturam à cor original do cabelo. Para cabelos mais escuros, os tons mais indicados são o cobre e o mel.

Mechas

As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que a quantidade de cabelo a ser descolorida é maior. Mechas geralmente são mais largas, e podem ser feitas tanto com descolorante quanto com tinta, dependendo da cor dos cabelos. Geralmente as mechas ficam mais aparentes que as luzes.

Reflexos

Mechas

Os reflexos clareiam mais que as luzes e mechas, pois a quantidade de fios iluminados é bem maior. As cores são claras e bem definidas. Normalmente as faixas são bem fininhas e os fios podem ser misturados com tons diferentes.

Balaiagem

Balaiagem

Balaiagem são algumas mechas misturadas à cor do cabelo. O processo é mais discreto, pois é aplicado a uma pequena quantidade de cabelo. São faixas um pouco mais grossas que as luzes, e os tons utilizados são bem próximos à tonalidade natural dos cabelos. O resultado final desse processo da a sensação de cabelos levemente iluminados pelo sol, pois os fios não ficam muito marcados.

Luzes ou mechas Californianas

Californianas

Nas californianas a raiz do cabelo permanece mais escura enquanto as pontas ficam mais claras. Elas dão mais luminosidade às extremidades e consequentemente o efeito de profundidade ao cabelo. Os fios ficam com aspecto de queimados do sol. O resultado final são cabelos com tons dourados, de forma degradê, do mais escuro para o mais claro.

 

Cuidados pós  Coloração/Descoloração

Do momento em que você decide tingir ou descolorir os cabelos em diante, uma série de precauções devem ser tomadas. Toda química mexe com a estrutura dos seus fios,  por isso, fique atenta à qualidade dos produtos que serão utilizados, fuja dos mais baratos e de procedência duvidosa. O segredo é usar de maneira correta uma boa tintura.

Atualmente, os produtos estão muito mais avançados e eficientes, as colorações por exemplo possuem proteínas, vitaminas e queratina, que tratam o cabelo, conferindo brilho e maleabilidade.

Em geral, as colorações mais suaves não contêm amônia e são conhecidas como tonalizantes — que servem para dar brilho e reavivar a cor dos fios. Se o seus fios estiverem muito ressecados, não é recomendado tingi-los, pois eles podem se partir. Trate-o previamente e só então parta para a coloração.

Já o descolorante é um pouco mais agressivo aos cabelos que as tintas. Ele remove a pigmentação dos fios e, juntamente, alguns nutrientes básicos para a integridade do cabelo, por isso é de suma  importância fazer uma boa reconstrução capilar depois, para repor o que foi perdido.

Reforçador de clareamento: Quem escolhe ficar loira dificilmente quer voltar à cor original, mas muitas desistem do tom mais claro porque o clareamento frequente acaba deixando os fios com aspecto muito ressecado. Essas loiras costumam cortam o cabelo cada vez mais curto em função da grande quantidade de pontas duplas que vão surgindo. Uma boa solução para evitar esse dano excessivo é usar um reforçador de clareamento. Esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro. O resultado é um cabelo muito menos danificado e com menos pontas duplas.

Shampoo tonalizante: Os cabelos descoloridos tendem a puxar para o amarelo, para amenizar esses efeito, é necessário usar shampoo tonalizante a cada 15 dias. Há mulheres que até gostam desse tom mais forte, mas a grande maioria quer um aspecto mais natural. O tonalizante deve ter um fundo cinza para neutralizar o amarelo.

Secador e chapinha:O secador e a chapinha não danificam tanto o cabelo para quem descolore os fios. Mesmo assim é preciso aplicar um protetor térmico (ou termoativo) e um defrizante (para acabar com o efeito frizz). Eles ajudam a garantir um cabelo bonito e saudável, diminuindo o frizz e evitando danos por conta do calor em excesso. E é preciso saber usar esses aparelhos: a chapinha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios.

Luzes – cuidados

Dicas de como garantir um cabelo saudável depois da descoloração

  • Faça uso de produtos próprios para cabelos coloridos ou com luzes e reflexos para realçar a cor;
  • Shampoos com pH ácido são os mais recomendados; evite os neutros. Além disso, shampoos com alta concentração de queratina também são ótimos;
  • Hidrate os fios toda semanalmente;
  • Faça uma reconstrução capilar a cada 15 dias. Ela devolve a integridade do fio, que ficou comprometido após a química;
  • Para manter a hidratação e proteger a cor dos fios (que podem desbotar ou se alterar com o sol), use bons leave-ins com protetor solar;
  • Evite misturar químicas (coloração e alisamento por exemplo), se forem incompatíveis, elas podem danificar gravemente os fios;
  • Evite o uso constante de secador e chapinha, eles desidratam o fio quando usados em demasia. Use produtos termoativados para uma melhor proteção.

E você, o que faz para manter o seu loiro?

http://kireistudio.com/tudo-sobre-luzes-e-afins

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *